sexta-feira, 14 de agosto de 2009

O Punhal

A dança do punhal surgiu entre os ciganos turcos e expressa muitos sentimentos. Raramente as mulheres dançam com o punhal; esta é uma modalidade da dança mas executada pelos homens ciganos já que a eles cabem a proteção do acampamento. A dança do punhal às vezes pode simular luta, proteção. Geralmente o Balaoro entra com o punhal escondido, no meio da dança o retira, manuseia segurando-o de diferentes maneiras, realizando assim desenhos no ar que tem um simbolismo. O Balaoro dá uma interpretação de mistério, de luta, de proteção. A música da dança do punhal não é animada ou alegre utilizamos uma música que denote um certo ar de mistério; não há um ritmo definido. Devido o punhal ser um objeto que representa mistério, defesa, a interpretação é de alguém se defendendo numa dança forte, carregada de sentimentos e bem expressiva. Por ser uma dança que expressa luta, para evitar uma interpretação errônea como por exemplo, que estaríamos estimulando a luta , as armas a desarmonia, não fazemos apresentações dessa modalidade da dança cigana para público aberto, somente  em festas fechadas para primos e irmãos na raça. Tomamos esse cuidado porque o povo cigano preza pela paz, harmonia e equilíbrio porque sabemos que são fatores essenciais para se conseguir paz espiritual fator fundamental para o equilíbrio de nossas vidas.
Sastipé, ash Deuvlessa.

Aulas de Dança
Local:
Cose - Núcleo Bandeirante - Divinéia
Dias: Terças, Quartas e Sextas - Feira
Horário: 19:00 às 20:30/20:30 às 22:00
Local: Salão Comunitário da Divinéia
Dias:
Terças e Quintas
Horário: 15:30 às 17:00
Professora: Dan Lopes - Romi Lovara
e-mail: dandayra.lopeshenley7@gmail.com
Blog: dandayralopeshenley.blogspot.com

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

O Xale





O Xale

Pelas caminhadas do povo cigano, diversas influências foram trazidas para a dança e também doadas para outras modalidades de dança, pois, dançar é conhecer a vida, é ser a vida.
O Xale, teve influencia da dança Flamenca porque descobriu-se que aquele artefato não servia somente para agasalhar as mulheres mas também como e evocação de leveza feminilidade e sensualidade; representando o mistério, a sabedoria da mulher, a espiritualidade e a consciência espiritual de que sua missão como mulher é guiar seus descendentes parar o caminho do bem, do amor e da iluminação.
A maneira que a Balaora ( bailarina de dança cigana e Flamenca) movimenta seu xale na dança pode-se perceber um pouco dos aspectos da sua personalidade, assim como a maneira que o cigano cavalga também percebe-se tais aspectos.
As ciganas procedente das regiões de Andaluzia, não dançam com véus, lenços e etc..., já que esses artefatos na região,  são característicos da dança do ventre.
Enfim,assim como os ventos vem e vão, a dança com o xale tem como finalidade transmitir a beleza, a alma, a alegria da contagiante arte Romani.
 

Aulas de Dança
Local:
Cose - Núcleo Bandeirante - Divinéia
Dias: Terças, Quartas e Sextas - Feira
Horário: 19:00 às 20:30/20:30 às 22:00
Local: Salão Comunitário da Divinéia
Dias:
Terças e Quintas
Horário: 15:30 às 17:00
Professora: Dan Lopes - Romi Lovara