sábado, 24 de janeiro de 2015

Kalbeliya



 Kalbeliya que vem do Sanscrito e significa literalmente dominadores de preto ou Sapera que vem do hindi e significa serpente;  é uma outra modalidade de dança praticada pelos ciganos do Rajastão - Índia.
No passado os homens desse grupo tinha como ocupação capturar cobras, tirar o veneno e vendê-lo, por isso são exímios encantadores de serpentes. Nos dias atuais, ganham seu sustento retirando as cobras que invadem as moradias na Índia, quando solicitados.
Os passos curtos seguindo o ritmo da música, o movimento dos quadris, a contínua abertura e fechamento dos braços, os giros rápidos e as mudras(gestos das mãos), são movimentos usados pelas mulheres Kalbeliyas para compor a dança que se assemelha muito com o movimento das cobras e são acentuados com os munguarú que são sinos presos nos tornozelos e os Xichacharpas, que significa cabeça de cobra,   é um lenço preso na cabeça que seu manuseio na dança representam perfeitamente a cabeça das Ninja.
Antigamente as dança kalbelyia era executada em eventos específicos para a o grupo. A dança fora da comunidade era proibida para proteger a honra das mulheres; porém, por motivos econômicos os anciãos tiveram que aceitar a dança pública.
Em Novembro de 2010  UNESCO reconheceu a dança Kalbelyia como " Patrimônio Mundial Imaterial", o que emancipou a comunidade em seu país.


Nenhum comentário:

Postar um comentário