terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Tera Taal


A expressão Tera Taal, significa 13 batidas; a dança é executada por ciganas da tribo Camada e é realizada de duas formas:  Para entretenimento dos turistas que remuneram as dançarina o que se torna um meio de sobrevivência dos membros da tribo, e como uma arte ritualística devocional.
Enquanto as mulheres dançam, os homens vocalizam e tocam o Ectara, instrumento de uma ou quatro cordas, através do qual realizam a melodia.
As ciganas Camada se vestem com bordados coloridos e amarram os Ninjara em quantidade de treze em seus corpos, geralmente pernas, braços e testa. O Ninjara é um instrumento muito antigo da Índia que consiste em um par de discos metálicos feito geralmente de bronze, latão, cobre ou zinco, amarrados por um fio de cobre ou couro.
As mulheres desenvolvem a dança no chão sentadas ou deitadas balançando e girando seus corpos batendo os discos que produzem um barulho chamado Taal. Tal atividade leva o nome de Tera Taal por causa dos treze Ninjaras que em hindi quer dizer treze batidas. 
Há momentos em que as dançarinas seguram uma faca ou espada entre os dentes e a precisão e exatidão dos movimentos é que encanta a plateia e consequentemente são muito aplaudidas.
Em outro momento, ainda sentadas no chão, balançando e girando seus corpos, as cigana do Rajastão colocam um jarro na cabeça e dançam com ele mostrando um equilíbrio impressionante. O significado maior do jarro na cabeça está na importância da água para os povos nômades que atravessam áreas completamente áridas durante meses.
Na próxima semana falarei sobre a dança Cigana da Turquia que também é bastante interessante com suas peculiaridades e simbolismo. Até lá.


 





 

Nenhum comentário:

Postar um comentário