segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Dança Cigana da Espanha



Por volta de 1740, os ciganos chegaram a Sevilha. Era um povo muito alegre, ali nasceram muitos dos principais bailaores Flamenco de Sevilha. O Flamenco no acampamento destes ciganos era circular e não de palco com participantes e espectadores. Era um bailado de força, graça, cumplicidade e provocação sexual. Podemos dizer que a Arte Flamenca é resultado de misturas dos elementos das muitas culturas( mouros,árabes e judeus) que atravessavam a Andaluzia durante Séculos, que juntando-se às formas expressivas elaboradas e difundidas pelos ciganos, originaram uma arte popular, tecnicamente  elaborada e com grande expressão emocional.
Originariamente, o Flamenco consiste apenas de canto sem
acompanhamento. Depois começou a ser acompanhado por violão ou guitarra, palmas e sapateado. Mas recentemente temos como instrumento o cajon ( caixa de madeira usada para persecução)  e as castanholas. Muitos outros instrumentos são introduzidos no Flamenco como o violino, o celo e a flauta o que veio a engrandecer as nuances musicais.
O Flamenco moderno tem muitas fusões de gêneros musicais, mas nunca deixa de reverenciar a sua história e buscar as suas origens mouras, árabes e judias, que é explicito no canto e nos bailes falando de dor, pena, piedade, amor e liberdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário