domingo, 8 de fevereiro de 2015
Dança Cigana da Turquia
Na Turquia, a dança era uma das profissões ciganas mais características. O cortejo das tropas de Constantinopla que desfilou para o Sultão Mourad IV, no século XVII tinha após a seção dos músicos, uma seção de dançarinas ciganas, era um espetáculo maravilhoso.
Também chamada de Sulukilê, na dança cigana Turca os passos mostram o dia a dia da mulher cigana. As mãos esfregam a saia fazendo que" lavam roupas", enxugam o suor do rosto com a saia, " amassam o pão" , batem o quadril com movimentos de saia.As saias são comprida e coloridas, as letras das músicas são pesadas sempre reclamando.
Historicamente a dança cigana Turca foi popularmente entre os Turcos e Gregos ricos e nas periferias de Bucareste. Hoje é muito dançado especialmente em áreas rurais e nas localidades urbanas mais pobre do país e em parte europeia da Turquia.
Tradicionalmente, a musica traz instrumentos de corda como o violino, o violão e acordeão. A dança dos homens é rápida e eles usam o corpo como percussão, batendo mãos e pés.
Uma característica da dança Turca é o uso do cinto de moedas, muito associado ao Oriente Médio. O barulho das moedas é feito com o movimento do quadril, que é mais leve do que nas danças árabes.
O resultado é uma dança alegre e sensual sem o caráter explícito da dança do ventre.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário